A Crise Humanitária no Coração da Amazônia

Descubra a história e a luta dos Yanomami, um grupo ancestral na Amazônia. Com uma população de aproximadamente 35.000 indivíduos no Brasil e na Venezuela, eles enfrentam desafios que afetam sua saúde e bem-estar.

Os Yanomami são um grupo social de caçadores-coletores e agricultores que vivem na floresta tropical do Norte da Amazônia. Acredita-se que tenham migrado da Ásia para a América há cerca de 15.000 anos, passando pelo Estreito de Bering.

Desafios dos Yanomami e o Garimpo Ilegal:
A população Yanomami enfrenta invasões de garimpeiros ilegais em seu território, resultado do descaso das autoridades em sua proteção. Essa situação tem causado graves impactos:
Contaminação por mercúrio: O garimpo ilegal tem espalhado a contaminação por mercúrio na região, afetando a vida das comunidades Yanomami.
Desnutrição e fome: Cerca de cinco mil casos de desnutrição e fome têm sido registrados entre os Yanomami.
Mortes de crianças: Nos últimos quatro anos, ocorreram pelo menos 570 mortes de crianças Yanomami.
A desnutrição grave compromete não apenas o peso corporal, mas também a saúde geral das crianças Yanomami, podendo causar problemas dermatológicos, visuais e neurológicos.
A crise enfrentada pelos Yanomami é uma questão sanitária e humanitária que revela a insalubridade de nossa sociedade. É urgente tomar medidas para proteger os Yanomami e combater o garimpo ilegal em seu território.

Acompanhe a fundação Faesa nas redes sociais e junte-se a nós nessa mudança! Apoie e participe de causas como essa.