Fundação Faesa

logomarca-fundacao-faesa-branca

Lei das Cores nas Bengalas: Uma Nova Abordagem para Identificação da Deficiência Visual no DF

Descubra Como as Cores nas Bengalas Revolucionaram a Prestação de Ajuda para Pessoas com Deficiência Visual no Distrito Federal

Uma inovadora legislação no Distrito Federal revisitou uma nova forma de identificar diferentes graus de deficiência visual, buscando eliminar situações desconfortáveis enfrentadas por muitos. As tradicionais bengalas, também conhecidas como “órteses externas”, agora apresentam uma gama de cores significativas que possibilitam uma abordagem mais eficaz:

• Branco: Indica visão completamente comprometida.
  • Verde: Representa comprometimento visual significativo.
  • Vermelho e branco: Sinaliza pessoas surdocegas.

Essas codificações inteligentes proporcionam um meio preciso de oferecer ajuda sem causar constrangimentos. Além disso, a legislação pretende combater estereótipos enfrentados por pessoas com deficiência visual, especialmente aquelas com baixa visão. Embora suas limitações possam passar despercebidas, elas dependem das bengalas para se deslocarem com segurança.

Oficializada por meio do Diário Oficial do DF no final de julho, essa lei pioneira já está em vigor. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal é responsável por distribuir gratuitamente as bengalas coloridas em instalações públicas. A fim de oferecer assistência personalizada, aqueles que buscam adquirir uma bengala passam por uma avaliação multidisciplinar para determinar o grau de deficiência aplicável.

REFERÊNCIA

TV GLOBO, G1 DF. Lei estabelece cores nas bengalas para identificar diferentes níveis de deficiência visual no DF; entenda: Especificações podem orientar maneira adequada de prestar auxílio, evitando constrangimentos. Bengalas devem ser oferecidas de graça pela Secretaria de Saúde.. [S. l.]: Por g1 DF e TV Globo, 4 ago. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/08/04/lei-estabelece-cores-nas-bengalas-para-identificar-diferentes-niveis-de-deficiencia-visual-no-df-entenda.ghtml. Acesso em: 9 ago. 2023.